Dia dedicado à economia do mar na Universidade de Aveiro.

2022-11-29 16:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Inovação tecnológica, estratégias de especialização inteligente da região, recursos naturais e bioeconomia (água, floresta e agroalimentar) são pilares da agenda da Universidade de Aveiro (UA) e da região para o próximo ciclo de fundos financeiros europeus.

Com o fecho do 'quadro' Portugal 2020, e em ano de transição para o novo ciclo, afinam-se estratégias para a década.

As energias renováveis surgem como um dos campos de maior interesse.

João Veloso, Vice Reitor da UA, aproveitou a Mostra Tecnológica do Mar para reafirmar esse compromisso com a região e o interesse em apostar em parcerias internacionais. (com áudio)

Mostra Tecnológica do Mar na UA para apresentar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos nos centros de investigação das entidades parceiras, fomentar a partilha de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial regional e incitar ao estabelecimento de novas parcerias.

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro esteve presente e revelou preocupação pelas taxas de execução do Programa Operacional do Mar 2020.

Presente na Mostra Tecnológica do Mar, na Universidade de Aveiro, numa jornada que reuniu entidades financiadoras, direções regionais e empresas, Ana Cerejo assumiu que há uma corrida contra o tempo.

Os projetos dedicados à comercialização de pescado apresentam taxas de execução superiores à média nacional mas há dificuldades nos projetos dedicados à investigação com taxas de execução abaixo da média na casa dos 72% a um ano do encerramento deste quadro.

E foi na Universidade de Aveiro que deixou o alerta.

Ana Serejo, Diretora de Serviços de Investimento da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, explica que os serviços que dirige estão a trabalhar de forma próxima com os agentes (Universidades e empresas) para tentar acelerar a execução. (com áudio)

A região centro é a que tem maior investimento empresarial mantendo-se como uma das mais promissoras do país e com o segundo maior investimento público.

Há um total de 657 candidaturas sendo que Aveiro e Figueira da Foz lideram dois dos principais clusters no universo de 314 candidaturas aprovadas.

Ruben Eiras, Secretário Geral da Fórum Oceano, destaca a importância deste evento para qualificar informação e conhecimento sobre o esforço desenvolvido pela Universidade de Aveiro no campo da inovação tecnológica associada à economia do mar. (com áudio)

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades do 'InovC+ Ecossistema de Inovação Inteligente' da Região Centro, projeto que potencia a transferência de tecnologia na Região Centro e fortalece o desenvolvimento de 'I&D+I', sendo o mesmo cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.