Dia de apresentação do fórum ibérico sobre a cultura e património e o efeito do Turismo.

2019-10-08 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dia de apresentação do fórum ibérico sobre a cultura e património e o efeito do Turismo.

A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património conjuntamente com a Universidade de Aveiro e diversas outras associações nacionais e entidades Espanholas estão a organizar um debate sobre questões atuais desde a participação pública, à descentralização da cultura, passando pelas transformações que estão a ocorrer nas cidades devido a flutuações do turismo de massas.

O primeiro dia, a 14 de novembro, é dirigido sobretudo às mais de 200 associações que existem em Portugal nesta área, estando nesse dia as Entidades Espanholas (Universidades, entidades do Estado e associações) como observadoras e no dia 15 de novembro o grande debate no contexto Ibérico, onde os representantes das associações nacionais poderão participar.

São dois momentos distintos de debate onde se procurará obter uma visão Ibérica sobre a Cultura & Património e o efeito do Turismo nestes segmentos.

A apresentação oficial dos dois eventos decorre, esta terça, às 17h30, na entrada da Reitoria da Universidade de Aveiro.

O Fórum do Património reuniu pela primeira vez em 10 de abril de 2017 na Sociedade de Geografia de Lisboa, numa primeira iniciativa de mobilização, em tempos recentes, das ONG portuguesas do Património Cultural Construído (PCC), para debate de objetivos comuns.

Tratou-se de uma organização de cinco ONG portuguesas desta área, que se propuseram retomar e dar continuidade ao movimento associativo do Património iniciado em 1978.

Os últimos anos têm sido caraterizados pelo rápido crescimento de setores como o turismo, o imobiliário e a construção, com influência crescente sobre as políticas públicas.

Para assegurar a defesa do bem comum e a preservação dos valores fundamentais das comunidades, e, em particular, a salvaguarda do património cultural construído, enquanto referência identitária e de memória coletiva, tornou-se essencial reforçar os movimentos de cidadãos e o associativismo do Património.

É neste contexto que surge a iniciativa das associações promotoras, desenvolvida em colaboração com a Universidade de Aveiro e com o apoio do ICOMOS Portugal, da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos e de três ONG locais.

A Declaração final do Fórum, assinada em 2017, constitui a base de partida para o objetivo e âmbito deste encontro. As questões relacionadas especificamente com as ONG, nomeadamente a sua articulação e agregação para apoio mútuo, permanecem como matéria essencial a incluir no âmbito deste Fórum.

As matérias legislativas sobre património cultural construído, outra das preocupações da Declaração Final, continuam a merecer a atenção das ONG que veem na sua aplicação uma forma de contribuir para as políticas para o património, assim como é essencial reforçar uma estratégia de formação e qualificação a vários níveis de ensino e formação, como garante de melhores prestações na salvaguarda e valorização do PCC.

Descentralização, capacitação das ONG, ensino e qualificação são os pilares da ação.

Os trabalhos arrancam, às 9h45, de dia 14 de Novembro, na sala de atos académicos da Reitoria, com a participação da Associação Cultural do Seixo.