Dia da Região de Aveiro é assinalado no fim-de-semana.

2020-10-15 17:09

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinala pelo 7.º ano consecutivo, o Dia da Região de Aveiro, herdeira da Associação de Municípios da Ria desde 1989, após outras designações legais, foi fundada a 16 de outubro de 2008.

A celebração deste 'património institucional' tem esta sexta-feira, 16 de outubro o seu epicentro, com a Sessão Comemorativa e a Inauguração de um Monumento aos 30 anos da Região de Aveiro, da autoria do escultor João Bernardo e que se realiza pelas 17h00, no Largo junto à Sede da CIRA.

Este momento integra também a apresentação do Livro “Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Memória e Ação: 1989-2019”, com apresentação pelo autor Professor Doutor Jorge Arroteia.

No mesmo dia, pelas 21h30, o Cineteatro Alba recebe o já tradicional Concerto do Dia da Região, com atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, com Nicolau Santos, Manuel Lourenço 4tet e Cláudia, dirigida pelo Maestro Vassalo Lourenço.

No dia 17 de outubro, sábado, pelas 10h30, será a Abertura do Percurso Azul da Grande Rota da Ria de Aveiro.

Esta é também a celebração do intermunicipalismo, uma dimensão diferente de organizar o território e de investir numa estratégia comum para os cidadãos em áreas municipais e regionais, com crescente multidisciplinariedade, parcerias, capacitação, proximidade e envolvimento.

 

 

 

 

 

 

Foto: Jose Medrano