Desconfinamento começou com reabertura de creches e escolas de 1.º Ciclo.

2021-03-15 10:44

Categoria: 

Concelho: 

O desconfinamento do país arranca esta segunda, dia 15 de Março, com plano para cumprir, por etapas, até 3 de maio.

Hoje foi dia de abertura de creches, jardins de infância e escolas de 1.º ciclo; comércio ao postigo; cabeleireiros, manicures e similares; livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliário; bibliotecas e arquivos.

À porta das pastalerias e de alguns estabelecimentos uma das "novidades" mais notadas era a venda de café para consumo no exterior.

Haverá avaliação quinzenal para passar à etapa seguinte.

A partir do dia 5 de abril abrem as escolas do 2.º e 3.º ciclos; lojas com porta para a rua até 200 m2; esplanadas de restaurantes, cafés, pastelarias (não sendo possível mais de quatro pessoas juntas); museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similiares.

Quinze dias depois, a 19 de abril, se houver condições, reabrem as escolas com Ensino Secundário e as Universidades; auditórios, cinemas e salas de espetáculo; Lojas do cidadão; Restaurantes, cafés e pastelaria voltarão a ter serviço de mesa no interior limitados a quatro pessoas e a seis nas esplanadas; eventos no exterior sujeitos a lotação definida da DGS e são autorizados casamentos ou batizados com uma limitação de 25% da lotação dos recintos.

A partir do dia de 3 maio, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão ter serviço de mesa até seis pessoas no interior e são autorizados drandes eventos exteriores e interiores sujeitos a lotação definida pela DGS e a lotação de casamentos e batizados passa para uma lotação de 50%.

A Páscoa funciona como referência para o modelo que tem sido seguido até aqui com dever de confinamento e proibição de circulação entre concelhos nos próximos fins de semana.