Delegação europeia de bombeiros visitou complexo químico de Estarreja.

2016-05-04 12:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável®, de Estarreja, recebeu a visita de uma delegação europeia de bombeiros e partilha experiências. As empresas químicas deram a conhecer a organização da resposta à emergência no Complexo Químico de Estarreja (CQE) e no município.

A iniciativa, coordenada pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, permitiu uma troca de experiências entre as realidades de Estarreja e dos vários países de proveniência dos visitantes.

A comitiva, constituída por 16 bombeiros europeus (seis de uma corporação francesa, três de uma alemã, quatro de uma polaca e três de uma checa) e o vice-presidente da Câmara Municipal de Goslar (Alemanha), fez uma visita às instalações do CQE, podendo conhecer a distribuição espacial das empresas químicas, a sua interligação produtiva e a inerente interdependência dos seus planos de emergência internos.

A acompanhar esta delegação estiveram os presidente e vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja (CME), os representantes das empresas Air Liquide, CIRES, Dow e CUF e o secretariado do PACOPAR.

A visita terminou no Estarreja Centro de Negócios, onde foram apresentados o PACOPAR, o plano de emergência interno da CIRES e o Plano de Emergência Externo de Estarreja.

“Foi um encontro frutífero, já que permitiu darmos a conhecer as nossas especificidades industriais e a forma como elas determinam a nossa organização para a resposta à emergência, assim como o trabalho adicional voluntário no âmbito da prevenção de riscos no PACOPAR. Por outro lado, conhecemos também realidades relatadas pelos visitantes, o que é sempre enriquecedor para os dois lados”, revela Pedro Gonçalves, responsável pelo Secretariado do PACOPAR e diretor industrial da CIRES.

“É um privilégio receber uma comitiva internacional de Bombeiros em Estarreja e promover este tipo de partilha. Darmos conta da nossa realidade, tão específica e particular, marcada pela existência de um dos principais complexos de indústria química, sustentável, e , sublinhe-se, um dos mais atuais clusters europeus do setor, de referência mundial e de grande importância para a economia nacional. Estão de parabéns a Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e as empresas do Complexo Químico pela iniciativa.”, afirmou o Presidente da CME, Diamantino Sabina.

“Acho que foi uma iniciativa extremamente importante para conhecerem uma realidade como a nossa, com a emergência em contexto de indústria química, que é muito específica. Gostei muito e foi bastante proveitoso. Os comentários finais feitos pelos visitantes foi no sentido de que aprenderam coisas novas. Nenhum deles tem uma realidade destas e foi pertinente nesse sentido”, afirma Marco Braga, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro.

A partilha de conhecimento é precisamente o objetivo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), ao abrigo do qual foi feita esta visita. Este Mecanismo foi criado em 2001, para promover a cooperação transnacional na área de proteção civil na Europa, incluindo, além dos 28 Estados-membros da UE, a Islândia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Antiga República Jugoslava da Macedónia e a Turquia. No âmbito deste intercâmbio, vários bombeiros do distrito de Aveiro também já visitaram alguns países europeus.