Debate sobre erosão costeira reúne especialistas internacionais.

2022-05-23 15:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Erosão costeira e eventos extremos motivam debate, protocolo e sessão com especialista norte-americano.

A Universidade de Aveiro (UA) e parceiros promovem, celebrando o Dia Europeu do Mar (20 de maio), um conjunto de ações sobre este tema.

A 25 de maio, decorre a mesa redonda “Perspetivas sobre a gestão do litoral”, pelas 17h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV), com entrada livre.

Antes, às 16h15, está agendada a assinatura de um protocolo de colaboração entre UA, R5m Marine Solutions e Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito do projeto COAST4US.

A 26 de maio, Daniel Cox, especialista norte-americano em tsunamis e impactos de ondas em estruturas próximas da costa, falará numa “tiny lab talk” em formato presencial e on-line.

A erosão costeira e a ocorrência de eventos costeiros extremos assumem a maior relevância para Portugal e para o Mundo e motivam a colaboração entre as entidades responsáveis, os centros de conhecimento e a sociedade em geral, sendo expectável o seu agravamento em consequência das alterações climáticas.

São estas preocupações, e as suas possíveis soluções ou ações de mitigação, que serão debatidas pelos especialistas convidados na mesa-redonda “Perspetivas sobre a gestão do litoral”.

Este evento tem como objetivo reunir intervenientes de relevo do ecossistema de investigação português e americano, bem como o setor empresarial, para uma discussão multidisciplinar sobre os desafios enfrentados neste domínio.

Os oradores presentes no evento são Daniel Cox, da Oregon State University (USA), Francisco Sancho, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal), e Pedro Narra, da empresa R5 Marine Solutions (Portugal).

A sessão será moderada pelo Professor Carlos Coelho, investigador da unidade de investigação RISCO e docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

O evento irá decorrer a 25 de maio pelas 17h00, na FCCV, sendo a entrada livre (limitada à lotação do auditório).

A sessão decorrerá em inglês, sendo que o moderador poderá traduzir as questões da audiência.

Esta iniciativa é organizada pela FCCV com o apoio do American Corner - UA, da UACOOPERA – Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade, da unidade de investigação RISCO e das empresas R5e Consulting Engineers e R5m Marine Solutions, em alinhamento com os projetos "Mar Azul: comunicar para envolver e educar" e “COAST4US - Aplicação da ferramenta COAST ao litoral português”.

Antes, pelas 16h14, será assinado um protocolo de colaboração entre UA, R5m Marine Solutions e Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito do projeto COAST4US.