Curso de medicina regressa à UA em 2017.

2016-10-13 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga falam em “enorme satisfação” pela assinatura do memorando de entendimento “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro”. O acordo envolve ainda a Universidade Nova de Lisboa(UNL)/Nova Medical School e a Administração Regional de Saúde do Centro.

A novidade do dia surgiu pela voz do Secretário de Estado da Saúde que vê nesta iniciativa o relançamento do curso de medicina na UA já a partir de 2017. O que falhou com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar vai ser tentado a sul com a Universidade Nova. Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde, admite que o curso poderá ser retomado em 2017 (com áudio).

Qualificar serviços de saúde pela qualificação e ampliação de instalações do Centro Hospitalar, pelo fomento do empreendedorismo e da inovação nas áreas das ciências médicas e da saúde e por via da investigação realizada em conjunto com docentes e investigadores da UA e da UNL e da atração de médicos e de outros profissionais reputados; a criação do Hospital Escola e a criação de um Centro Académico Clínico são apostas assumidas pelas partes.

O Secretário de Estado da Saúde assume que o compromisso é ferramenta para melhorar a prestação de cuidados de saúde numa região de carências. “Os objetivos são ambiciosos. Desde logo pela qualificação do centro hospitalar que nos é caro. Sabemos todos que o CHBV tem sido palco e motivo para um conjunto de situações menos simpáticas para os cidadãos. A controvérsia instalava-se permanentemente. Nós não queremos que os hospitais se misturem com a política. Queremos que os hospitais tratem de doentes”.

Ribau Esteves diz que este é o momento para garantir esse passo em frente. Acredita que o financiamento estará garantido a partir de dois quadros de apoio. Os maiores riscos estão nos lóbis diz o autarca de Aveiro. “Os obstáculos têm muito haver com interesses instalados e conservadorismo em poderes da área da medicina que sempre acham que o crescimento de outros é um problema”.

O Reitor da UA confia nesse salto de qualidade. Diz que o passo agora dado mostra o caminho que envolve uma parceria alargada. “A UA tem tradição fortíssima nas novas tecnologias, engenharias químicas, eletrónicas e são disciplinas cada vez mais mobilizadas no interface com a medicina”.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar não esconde que se trata de um momento histórico. Aurélio Rodrigues afirma-se confiante na concretização do projeto. “Essencialmente é um processo importante para Região. O hospital vai ser alavancado para construirmos o hospital que a Região precisa e merece”.

Marçal Grilo, presidente do Conselho Geral da UA, afirma contentamento pela via seguida. Valoriza o encontro de vontades e a visão integrada da medicina. “Numa síntese, podemos dizer que a Universidade de Aveiro assume a saúde de forma integrada com várias áreas científicas com o objetivo de formar médicos e técnicos de saúde ao mais alto nível”.