Covid-19 mantém Navio Princesa Santa Joana fundeado junto à costa do Canadá.

2021-07-22 10:42

Categoria: 

Áudio da Notícia:

Há 31 casos de Covid confirmados entre a tripulação do Princesa Santa Joana e 5 casos no Santa Cristina mas esta embarcação já retomou a atividade.

Duas embarcações da Empresa de Pesca de Aveiro afetadas pela Covid.

Já lá vão 15 dias desde o surgimento dos primeiros sintomas e os navios aproximaram-se da costa para garantir resposta aos casos mais complexos e despistar infeções.

Segundo a SIC, da parte do armador não há informações. Apenas a certeza de que os homens a bordo estão a ser seguidos pelas autoridades marítimas e de saúde do Canadá.

As famílias já só querem ver os tripulantes de regresso a Portugal (com áudio).

No início desta semana estavam três embarcações ao largo da costa da Terra Nova, as duas portuguesas de pesca e uma de bandeira italiana tratando-se um navio tanque de betuminoso.

Quanto ao Princesa Santa Joana está em Conception Bay, cerca de 25 kms a oeste de St. John’s.

Entretanto o Santa Cristina já estará de novo em operação dedicado á pesca.

Especialistas citados no artigo da agência de notícias, pedem planos de vacinação e lembram que a atividade da pesca já, em si, dura, tende a complicar-se com esta doença em área restrita de confinamento para mais de 30 homens a bordo.

No trabalho da jornalista Sarah Smellie, da agência de notícias do Canadá (The Canadian Press), há alertas sobre a importância da vacinação.

E avisos para os riscos de novas variantes se propagarem com homens a bordo provenientes de diferentes países.