Covid-19: Aumento do número de vítimas na região com 4 falecimentos em Fermentelos.

2020-12-29 17:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Região de Aveiro registava no fim de semana 1614 casos ativos de infeções por covid-19 e um total de 211 vítimas mortais desde o início da pandemia.

Ílhavo com 212 casos ativos e um total de 25 óbitos segue entre os três com mais vítimas ao longo do ano mas os dados serão agravados na próxima leitura do ACES.

Regista mais um falecimeto na semana do Natal, entre 22 e 26 de Dezembro.

Águeda registava 208 casos ativos, Aveiro um total de 246 e Ovar 329.

As últimas semanas do ano fizeram mais vítimas e um dos locais mais afetados é a Associação Fermentelense de Assistência onde faleceram quatro idosos no passado fim de semana.

São casos que irão refletir-se no próximo boletim do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga.

Situação semelhante à do Centro Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, na Gafanha da Nazaré, que depois de meses sem Covid sente o efeito da chegada das infeções. 

O número de falecimentos também sofreu agravamento na última semana depois de confirmadas duas vítimas até 17 de Dezembro.

A presidente da instituição de Fermentelos, Joana Ferreira, lamentou o surgimento deste quadro com vítimas mortais depois de meses em que foi possível travar a pandemia.

“Desde Março que fechámos as portas e preservámos a nossa população idosa, e durante 9 meses saímos vitoriosos. Mas nesta luta, nunca sabemos quando e até quando…. Assim em dezembro ele entrou na nossa casa. Somos veementes na luta…. Os colaboradores , todos sem excepção, têm dedicado o tempo a todos os nossos utentes e dado o seu melhor. Os esforços são para que nada lhes falte….”

Numa palavra de agradecimento aos apoios recebidos, a responsável deixou claro que a luta vai continuar.

“Sabemos que ainda temos um longo percurso à nossa frente e que continuaremos a preservar o que nos é mais essencial… a dignidade, o amor e o carinho que nesta casa lhes são dados. Em memória daqueles que nos deixaram e que jamais esqueceremos:  D. Florinda, D. Alice, D. Judite, Sr. Acílio… até sempre!”