Covid-19: ARS apela a cuidados especiais nas festas de Natal e final de ano.

2021-12-17 10:28

Categoria: 

Concelho: 

A Administração Regional de Saúde do Centro aconselha uma autoavaliação diária de sintomas para despistar eventuais sintomas de Covid-19.

Emitiu uma nota com conselhos para a época festiva do ano.

Depois da semana de contenção que o Governo determinou, com atraso no regresso às aulas em Janeiro, as autoridades de saúde revelam preocupação pelo quadro geral.

O Departamento de Saúde Pública da ARS Centro relembra as regras mais básicas com distanciamento de 1,5 metros em espaços públicos ou partilhados por pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar; uso de máscara facial, em ambiente interior e nas situações em que não seja possível assegurar o distanciamento físico; Higienização das mãos; Arejamento e ventilação dos espaços interiores; Etiqueta respiratória e autoavaliação diária de sinais e sintomas sugestivos de infeção.

“A sua presença implica isolamento imediato e contacto telefónico com o seu centro de saúde ou com o SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação”.

Vacinação, testagem, evitar aglomerações, evitar viagens desnecessárias e proteja os mais vulneráveis fazem parte das recomendações da ARS que defende o recurso a “informação cientificamente válida”.