Costa Nova: "Está tudo preparado para começar em força" - Pedro Velhinho sobre mundial de knee board.

2022-09-12 09:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O mundial de knee Board, na Costa Nova, parte para a fase de competição.

A praia do concelho de Ílhavo recebe os Kneeboard Surfing World Titles 2022, que decorrem até dia 18 de Setembro.

No sábado foram apresentados os atletas e no domingo realizaram-se treinos.

Esta segunda-feira, os 78 surfistas inscritos na categoria Open são os primeiros a ir para a água e a dar início à competição que, nos dias posteriores fará a selecção dos melhores nas demais categorias em prova: Cadet (menos de 16 anos); Junior (16 a 19 anos); Pro Junior (20 a 29 anos); Senior (30 a 39 anos); Master (40 a 44 anos); Grand Master (45 a 49 anos); Veteran (50 a 54 anos); Kahuna (55 a 59 anos); Legend (60 a 64 anos) e Immortals (mais de 65 anos) – e ainda a prova de Tag Team.

O mais novo a entrar em competição tem 16 anos, sendo que no extremo oposto estão diversos atletas com mais de 65 anos.

Recorde-se que no Mundial de Kneeboard Surfing Costa Nova 2022 estão inscritos cerca de uma centena de atletas, oriundos de 11 países, em representação de quatro Continentes: Austrália, Brasil, Espanha, França, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Tahiti, Reino Unido, Estados Unidos da América e Venezuela.

João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, destaca a importância da realização dos Kneeboard Surfing World Titles em Portugal, elogiando a “resiliência de Pedro Velhinho em trazer e pôr de pé o campeonato”, “ele que tem sido o grande e único representante de Portugal em outros Mundiais” (com áudio).

“É bom ver que há muitos jovens a praticar Kneeboard Surfing e Portugal está representado em todas as categorias, o que é um bom sinal para o futuro”, sublinha João Aranha, referindo, a propósito de um possível regresso da modalidade ao calendário da Federação.

“O Kneeboard saiu do calendário porque não havia atletas. Pode ser que com o boost aqui do campeonato haja competidores para se fazer um Campeonato Nacional”.

Paralelamente, o público que se deslocar à praia pode desfrutar de experiências de kneeboard surfing gratuitas, assistir a ações de sensibilização ambiental e de limpeza da praia e participar em workshops de artesanato.

O presidente da ASA, Pedro Velhinho, figura nacional do Kneeboard e responsável pela entrada da Costa Nova nas organizações internacionais, destaca o cumprimento do sonho (com áudio)

A cerimónia de abertura do Mundial de Kneeboard Surfing contou com desfile na calçada, junto aos palheiros.

João Campolargo, autarca de Ílhavo, deu as boas-vindas e assegurou que a organização fez tudo para garantir resposta à altura (com áudio)

Jim Brown, presidente da World Titles Kneeboard Surfing, reconheceu o “esforço” e a motivação de Pedro Velhinho (ASA) e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, realçou o “muito” que o centro de Protugal tem para mostrar ao mundo.

Houve ainda tempo para o juramento dos juízes e dos atletas, mas o ponto alto da cerimónia foi a deposição das diferentes areias trazidas por cada uma das comitivas das praias dos seus países.

 

Foto: Rodrigo Ramos