Costa Nova: Dia da Juventude dedicado ao ambiente.

2020-08-12 07:53

Categoria: 

Concelho: 

Vários municípios da região consagram programas especiais em dia da juventude.

Criado por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, todos os anos, a 12 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude.

A cada ano, as comemorações associam-se a um tema diferente, por decisão das Nações Unidas.

Este ano, o tema é «Compromisso da Juventude para a Ação Global», um tema que oferece aos/às jovens a oportunidade para celebrar e integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os desafios que a humanidade enfrenta.

O dia inclui ações de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental, através do envolvimento de mais de 3000 jovens voluntários na limpeza de 35 praias por todo o país.

A ação, dentro das regras impostas pela Direção Geral da Saúde, vai levar para a rua mais de 700 jovens, em grupos de 10 elementos, espalhados por mais de 35 praias, duas por distrito, costeiras e fluviais e contou com apoio de todos os municípios envolvidos.

O objetivo, na celebração da data, é sensibilizar a juventude para a sustentabilidade ambiental, com a recolha de lixo nas praias.

Entretanto, o IPDJ convidou diversas entidades públicas e privadas a associarem-se à data e a disponibilizarem descontos e entradas gratuitas nas suas atividades.

A Praia da Costa Nova é uma das 12 praias da Região Centro escolhidas para acolher o evento.

Está ainda prevista a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, entre as 16h00 e as 18h00, na Costa Nova.

Neste Dia Internacional da Juventude, a Câmara Municipal de Ílhavo reafirma «a sua convicção de que a aposta na juventude é uma aposta no futuro e no desenvolvimento do Município porque os Jovens são capazes de grandes compromissos sociais, culturais e empreendedores».

Em Ovar, às 21h00, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, atua o jovem artista vareiro Rui Pedro e há tertúlia com Miguel Nascimento (Direção do Conselho Nacional de Juventude), Luís Fardilha (Direção Regional do Centro do IPDJ) e Ruben Ferreira (Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar).