Corrida louca na ria, atletismo noturno e passeio de pasteleira nos últimos dias do Festival do Bacalhau.

2019-08-10 08:13

Categoria: 

Concelho: 

O Festival do Bacalhau entra na reta final com os dias mais fortes de fim de semana.

Este sábado e domingo com momento emblemáticos como a corrida mais louca da ria (sábado às 15h30) e a volta ao cais em pasteleira (domingo às 16h).

Há teatro e circo com Lorenzo Gianmario Galli. Poom Cha é uma performance one man band interativa e irreverente, que cria situações e jogos com a audiência num percurso peculiar.

Il Cataldo traz duas performances ao festival. Este Sábado, Teanga combina circo, teatro e comédia, num espetáculo autobiográfico, que aborda temas como identidade, expressão cultural e o que significa ser “imigrante legal” na Europa contemporânea.

No domingo, o artista vira Jacques Couteau, um excêntrico chef francês, que acabou de abrir um restaurante exclusivo, “Haute Cuisine”.

A performance “Há Marias Assim”, encenada por Graeme Pulleyn e escrita por Sandro William Junqueira tem apresentação às 18h30.

Quatro mulheres, três terras, uma só voz. Maria Chuvas, Maria Farto, Maria Sopas e Maria Rendeiro guiam uma tempestuosa viagem pelo mar do feminino, com naufrágios e ciclones, tragédias, comédias e dramas e acima de tudo uma terrível luta pela sobrevivência e pela dignidade.

“Há Marias Assim”, interpretado por quatro atrizes recrutadas da comunidade (Anabela Coelho, Júlia Cavaz, Luciana Sanhudo e Rita Vizinho), surge a partir da recolha de testemunhos de mulheres do mar de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Dino d ´Santiago e Orquestra Filarmonica Gafanhense e Paião asseguram os concertos dos últimos dias. No domingo evocam-se as canções de Carlos Paião com João Pedro Coimbra (Mesa), Marlon (Os Azeitonas), Via, Jorge Benvinda (Virgem Suta) e Nuno Figueiredo (Virgem Suta, Ultraleve).