Coronavírus: "Não há razão para ficar preocupado. Razão haveria se as pessoas não fossem contactadas"- ARS.

2020-03-10 12:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Administração Regional de Saúde do Centro/Direção Geral da Saúde disponibiliza, temporariamente, duas linhas telefónicas – 910 700 272 e 910 700 762 – para os participantes em eventos em Albergaria-a-Velha e Ílhavo nos quais participou um doente confirmado de infeção pelo novo coronavírus.

O espetáculo Concerto de família, realizado a 1 de março, às 17h00, no Cineteatro Alba, Albergaria-a-Velha, e

os espetáculos do Festival Palheta “O Triunfo da Palavra” realizado a 6 de março, às 21h00, na Fábrica das Ideias, Gafanha da Nazaré, “L’ après-midi d’un Foehn” realizado a 6 de março, às 22h30, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e “Error 404” a 7 de março, às 17h00, na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré são os focos de atenção.

A ARS lembra que a infeção “transmite-se pelas gotículas de saliva e pelos fluidos nasais de quem está doente”.

“A doença, apesar de poder ser grave, é benigna na grande maioria das vezes. Contudo, para proteger os doentes e a comunidade, e evitar que a doença progrida ou se transmita a outras pessoas, é necessário que cada um esteja atento aos sinais e sintomas e siga as instruções que lhes forem dadas”.

A ARS transmite uma mensagem de calma por não encontrar motivo para alarme.

“A avaliação do risco que cada um correu será ponderada individualmente, durante o contacto telefónico, pelo que as recomendações podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Não há razão para ficar preocupado perante este apelo. Razão haveria se as pessoas não fossem contactadas”.