Coreógrafo Marco da Silva Ferreira apresenta "Carcaça" em Ílhavo.

2023-06-01 07:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Digressão europeia de Carcaça do coreógrafo Marco da Silva Ferreira passa em Ílhavo.

Este sábado, 3 de junho, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe a última criação de dança de Marco da Silva Ferreira.

Neste espetáculo, que esgotou salas em mais de duas dezenas de apresentações em Portugal, Espanha, França, Lituânia, Bélgica e Bulgária, o coreógrafo e bailarino, natural de Santa Maria da Feira, usa a dança como ferramenta para pesquisar sobre comunidade, construção de identidade coletiva, memória e cristalização cultural.

A coreografia, que integra 10 intérpretes, parte inicialmente de footwork (estilo que incide sobre o trabalho de pernas) “oriundo do clubbing, dos ball’s, das battles das cyphers e do estúdio para se aproximarem de danças folclóricas padronizadas e imutáveis relacionadas com a sua memória/herança”.

Este é um espetáculo vibrante e carnavalesco, mas que questiona, ao mesmo tempo, a construção cultural, a definição de corpo, grupo e comunidade e o “passado autoritário, totalitário e paternalista”.

Os passos complexos, mas feitos com ténis simples, levam não só o som ao palco, mas também as trocas entre as energias cinética, térmica e luminosa.

Os sons físicos são acompanhados pela bateria tocada por João Pais Filipe e a música eletrónica de Luis Pestana.

Esses elementos, executados ao vivo, constituem uma trilha sonora acelerada que interliga referências da música tradicional (por exemplo fanfarras e marchas), da música pós-moderna e da música de clubbing (techno/ trance/dub).

Marco da Silva Ferreira é intérprete profissional e criador de espetáculos como HU(R)MANO (2013), BROTHER (2016), Bisonte (2019) e a cocriação com Jorge Jácome de SIRI (2021); førm Inførms (2022) com a companhia sul africana Via Katlehong.

“Carcaça” segue a sua digressão em França, Holanda, Alemanha, Grécia, Eslovénia e Noruega, entre outros, mas para já instala-se na Casa da Cultura de Ílhavo.

Espetáculo no sábado às 21h30. Os bilhetes custam 12,00€ e podem ser adquiridos nas bilheteiras do 23 Milhas ou online, na BOL.

 

Foto: José Caldeira