Congresso da Reabilitação e Última Aula do Prof. Aníbal Costa na UA. Vários governantes participam na acção.

2021-06-28 14:55

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA) promove, de 29 de junho a 1 de julho, o CONREA’21, congresso que pretende ser "um momento relevante para a troca de experiências e conhecimento na área da Reabilitação do Património", agregando profissionais de diversos sectores, para discutir três grandes temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e o Projeto.

A sessão de abertura do CONREA 2021, às 9h00, decorre no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

A sessão de encerramento, dia 1 de julho, no mesmo local, às 18h30, contará com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, também presente na Última Aula do Prof. Aníbal Costa, logo antes.

A reabilitação do edificado tem vindo a crescer de forma significativa em Portugal, apresentando-se como um setor intrinsecamente ligado a fenómenos turísticos, imobiliários e de gestão urbana da cidade.

O desenvolvimento destes setores mobilizadores da economia deveria pressupor a aplicação de conhecimento técnico e científico, com fortes bases nas teorias e Cartas internacionais para orientação das estratégias de intervenção no Património na atualidade. No entanto, a legislação veio levantar grandes dúvidas de interpretação e atuação no edificado, quer por parte dos técnicos, quer por parte da população em geral. As respostas aos desafios reforçam a necessidade da interoperabilidade entre os membros das equipas técnicas multidisciplinares, num trabalho conjunto que envolva simultaneamente a arquitetura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, a história, entre outros, considerando ainda o contributo importante da ciência e a escala global da gestão do território, peça chave no sucesso de uma reabilitação urbana.

Neste contexto o Congresso pretende ser um momento relevante para a troca de experiências e conhecimento na área da Reabilitação do Património, agregando profissionais de diversos sectores, para discutir três grandes temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e o Projeto.

O programa do CONREA 2021 inclui uma sessão especial a 1 de julho: a Última Aula do Professor Aníbal Costa, do DECivil, às 16h30, também com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.