Conferência anual da equipa ClairCity debate mobilidade sustentável.

2019-04-10 08:00

Categoria: 

Concelho: 

A conferência anual da equipa ClairCity que envolve a Universidade de Aveiro (UA) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) decorre esta quarta no edifício da Assembleia Municipal de Aveiro.

Visões sobre uma mobilidade sustentável na CIRA; poluição atmosférica: impactos na saúde; o papel da indústria na melhoria da qualidade do ar e redução da pegada de carbono e a importância da bicicleta na CIRA são alguns dos temas em debate na conferência anual.

Este projeto é financiado pelo do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Com um total de 130 inscritos de mais de 10 países, a conferência anual do projeto ClairCity, com o título “Comunidades Conectadas: melhorar a qualidade do ar e pegada de carbono para proteger a saúde”, vai dar a conhecer os avanços alcançados até agora neste projeto de investigação e partilhar experiências sobre o envolvimento dos cidadãos na promoção de políticas para melhorar a qualidade do ar e a saúde pública.

A conferência inclui ainda uma reflexão sobre o papel das atividades económicas (industria, Porto de Aveiro, etc.) e entidades publicas no combate às alterações climáticas e à poluição do ar, e ainda sobre a promoção de processos participativos dos cidadãos na tomada de decisão e nas políticas locais.

Para além destes tópicos, o programa prevê a sessão de entrega de prémios do concurso de vídeos realizado na região e no âmbito deste projeto. O desafio era expressar, num vídeo de dois minutos, o que é a qualidade do ar para o público sénior.

Apresentaram-se a concurso cinco vídeos, sendo o vencedor da autoria da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha com edição do Canalb, projeto inovador de aprendizagem profissional na área multimédia/audiovisual criado a partir do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e coordenado por Edgar Borges, professor daquele Agrupamento de Escolas.