Concursos prometem projetar Vinho da Bairrada.

2015-09-05 10:55

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ (EVSB), cuja terceira edição acontece de 11 e 13 de Setembro no Velódromo Nacional, Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) vai promover dois concursos em que o vinho é o tema principal. “Concurso de Espumantes Bairrada 2015” e “Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015” são as apostas. Os resultados vão ser anunciados e os prémios entregues durante o EVSB, respetivamente, no primeiro dia às 19h30 e no Domingo, às 16h00.

O ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ vai distinguir o que de melhor se faz na região que há 125 anos produz esta categoria de vinho. São admitidos a concurso espumantes brancos, rosados ou tintos com DO Bairrada ou IG Beira Atlântico, que serão premiados sob três categorias: com estágio até 24 meses; com estágio igual ou superior a 24 meses; e espumantes brancos em que a casta Baga esteja maioritariamente presente, ou seja, acima de 85%. Esta última uma categoria obrigatória em ano de lançamento do projeto ‘Baga Bairrada’.

O ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’ pretende escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer de forma concertada e “de dentro para fora” a diversidade e qualidade dos vinhos da região.

Vinhos, gastronomia e turismo de “mãos dadas” na promoção da região, em iniciativas com a organização conjunta da Turismo do Centro de Portugal, CVB e do Município de Anadia, com produção da Revista de Vinhos e apoio da Rota da Bairrada, Instituto da Vinha e do Vinho, ViniPortugal, entre outras entidades.