Concerto Do Barroco à Arte Nova na Igreja das Carmelitas.

2022-02-18 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Final de tarde com música na Igreja Carmelita.

Esta sexta-feira, às 19h00, tem lugar o “Concerto Do Barroco à Arte Nova”.

Trata-se de um Concerto comentado pelo flautista João Ramos Marta que vai interligar semelhanças e diferenças entre o Barroco e a Arte Nova, movimentos estilísticos pela música para flauta solo – da flauta barroca à flauta transversal.

João P. Ramos Marta nasceu em Portugal onde estudou música e se licenciou no Conservatório Superior de Música do Porto.

Posteriormente, nos Países-Baixos, com bolsas da Nuffic e da Fundação Calouste Gulbenkian, formou-se com o mestrado em música na ArtEZ - University of the Arts.

Estudou flauta com os flautistas Jorge Caryevschi, Jaques Zoon e flauta barroca com Wilbert Hazelzet. Toca com flautas de Jochen Mehnert de ouro e várias flautas barrocas e pré-clássicas construídas por Fridtjof Aurin e Alain Weemaels.

Integra diversos conjuntos instrumentais especialmente com a cravista Tineke Steenbrink e o pianista Frank van de Laar.

Com Artevento organizou Bachinthesubways em Lisboa e nos Países-Baixos e participou na edição de 2016 em Nova Iorque.

Leciona e coordena a divisão do preparatório na ArtEZ – University of the Arts e foi professor convidado na Escola Superior de Música de Lisboa, no Joseph Haydn Konservatorium em Eisenstadt, na Áustria e na Universidade de Aveiro.

Tem também o mestrado em artes e educação e com o lema de ‘agent of change’ conecta o mundo da arte com grupos mais desfavorecidos, desenvolvendo programas e concertos em lares e escolas.