Concerto de Órgão na Sé de Aveiro evoca compositor Antoine Sibertin-Blanc.

2022-12-17 12:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Concerto de Órgão na Sé de Aveiro.

Este é um domingo com música com a classe de Órgão do Departamento de Comunicação e arte da Universidade de Aveiro.

Espetáculo inserido na comemoração do 10.º aniversário do falecimento do concertista, pedagogo e compositor Antoine Sibertin-Blanc e do 23.º aniversário da fundação da Associação Musical Pro Organo.

O programa é constituído por obras de Buxtehude, J. S. Bach, César Franck, G. Thalben-Ball e A. Sibertin-Blanc.

De destacar, a transcrição do concerto BWV 595 de J. S. Bach para órgão a 4 mãos e pedaleira (em estreia), da autoria de um dos organistas - Samuel Monteiro.

Destaca-se, ainda, a apresentação da principal obra para órgão de Sibertin-Blanc – a Suite Portugaise –, composta por 3 andamentos: Introdução, Fantasia e Ricercare; o1.º e o 2.º andamento serão interpretados por Guilherme Faure e Samuel Monteiro, respectivamente, alunos da licenciatura em música/Órgão, ficando o 3.º a cargo do Professor António Mota, discípulo de Sibertin-Blanc e actual responsável pela cadeira de Órgão na Universidade de Aveiro.

Com a colaboração da Paróquia da Glória, este é um evento terá lugar neste domingo, dia 18, às 17h30, na Sé de Aveiro.

Antoine Sibertin-Blanc (Paris, 1930 – Lisboa, 2012) foi concertista, pedagogo e também compositor,.

Em Aveiro deu vários concertos e master classes nos festivais de música e em ciclos de concertos organizados pela AMPO ou pelo Círculo de Cultura Musical as Bairrada.

Foi nesta cidade que, em 1999, nas celebrações do Dia de Portugal e das Comunidades, foi agraciado pelo Presidente Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Em 2014, o seu espólio foi doado à Universidade de Aveiro.