Colóquio sobre obra de Egas Moniz decorre em Lisboa.

2016-10-13 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Mac Bride do Centro Hospitalar de Lisboa Central - Hospital de Santa Marta vai acolher a 9ª edição do Encontro dos Colóquios do Património, esta quarta, com o tema "Egas Moniz: Leucotomia pré-frontal 80 anos depois...".

Em debate vão estar, entre outros, temas como "Egas Moniz e a sua equipa", "A Psicocirurgia ontem e hoje. Da Leucotomia pré-frontal à Estimulação Cerebral Profunda" ou "Portugal entre Guerras".

O encontro terá um momento dedicado à Casa Museu Egas Moniz, situada na terra natal do cientista em Avanca, com a apresentação de Rosa Maria Rodrigues, conservadora do espaço museológico.

A iniciativa é organizada pela Comissão de Património Cultural do CHLC, Museu Egas Moniz do Hospital de Santa Maria e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Egas Moniz é o único prémio Nobel da Medicina português. A história da ciência reconhece-lhe duas contribuições maiores: a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal. A angiografia valeu-lhe uma primeira e geralmente desconhecida nomeação para o Nobel em 1928. Foi contudo com a Leucotomia Pré-Frontal que surgiu a consagração com o Nobel a 27 de outubro de 1949.