Colaboradores do Centro Hospitalar do Baixo Vouga preparam missão à Guiné-Bissau.

2019-01-03 14:29

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga recebeu hoje, 3 de janeiro, a visita de Fernando Gomes, Ministro da Função Pública da República da Guiné-Bissau.

Aproveitando a sua passagem por Portugal, o ministro guineense esteve no CHBV, onde se reuniu com o Conselho de Administração, para, entre outros, falar sobre a missão que um grupo de voluntários na Guiné.

Funcionários do CHBV, médicos cirurgiões, ortopedistas, anestesiologistas e enfermeiros, prepararam-se para a missão que visa prestar cuidados cirúrgicos e colaborar na formação de médicos e enfermeiros no Hospital Simão Mendes, em Bissau, durante duas semanas.

Esta iniciativa vai ser levada a cabo pela Associação Bisturi Humanitário, criada pelos colaboradores do CHBV, com o objetivo de levar ajuda humanitária e assistência médica, particularmente cuidados cirúrgicos, a quem mais necessita.

No caso particular da missão na República da Guiné-Bissau, a Associação Bisturi Humanitário uniu-se à Fundação José Manuel In Uba (médico guineense que trabalha no Centro Hospitalar do Baixo Vouga), durante duas semanas, estimam realizar cerca de 200 cirurgias e 10 ações de formação, contando com o apoio do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, de empresas da área da saúde e, naturalmente, com o apoio do Governo da República da Guiné-Bissau.

Prevê-se que esta missão decorra de 22 de fevereiro a 9 de março do corrente ano.