Clara Andermatt e 23 Milhas apresentam co-produção 'Pantera' com participação de Mayra Andrade.

2022-05-19 15:03

Categoria: 

Concelho: 

Clara Andermatt e 23 Milhas apresentam coprodução “Pantera” com participação de Mayra Andrade.

Para recordar e celebrar a vida do cantor cabo-verdiano Orlando Barreto, a Companhia de dança Clara Andermatt criou um espetáculo, partindo de uma ideia da sua filha Darlene Barreto, que é um homenagem através da dança e da música e que conta com a participação especial da cantora Mayra Andrade.

Este é um espetáculo sobre o luto e a celebração, a festa e a dor, e sobe ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo, este sábado, às 21:30.

Uma coprodução com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em que se conta a história do homem cuja voz abriu novos caminhos para a música do seu país.

O músico e compositor Orlando Barreto, mais conhecido como Pantera, nasceu na ilha de Santiago, Cabo-Verde, em 1967, e morreu com apenas 33 anos.

A sua filha Darlene, que nesta altura tinha apenas seis anos, tem levado a cabo, nos últimos anos, uma profunda pesquisa sobre a vida e obra do seu pai e foi nesse contexto que desafiou a Companhia Clara Andermatt a trabalhar o seu espólio.

Na sua de Pantera pulsava Cabo Verde e as suas gentes. A Companhia explorou a sua obra e mergulhou na sua terra, costumes e cultura, não deixando de as contextualizar num mundo contemporâneo onde Pantera também gostava de se posicionar.

Este é um espetáculo construído a partir dos meandros da memória e da harmonia, mas também do risco e da colaboração. Cada um dos intérpretes estabelece uma relação pessoal a partir da sua própria experiência, o que só enriquece a homenagem.

Mayra Andrade é convidada especial deste espetáculo, dando voz a algumas das canções originais de Pantera.

Os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, bem como online na bilheteira da BOL.