Cidadãos reclamam melhoria na circulação pedonal entre Ílhavo e Aveiro.

2016-06-10 11:07

Categoria: 

Concelho: 

É um apelo que chega da sociedade civil. As Câmaras de Aveiro e Ílhavo devem melhorar as condições de circulação de peões na EN109 na fronteira entre os dois concelhos atendendo ao perigo que resulta do convívio de carros e peões.

“Quem circula a pé neste local depara-se com o fim do passeio pavimentado e uma berma em terra. A seguir a mesma deixa de existir, e mais à frente (maior perigo) somos obrigados a circular na faixa de rodagem devido ao rail de proteção. Junte-se agora a isto o facto de este troço poder ser percorrido por mães com carrinhos de bebé e idosos de canadianas ou a transportar sacos de compras”.

O local é frequentado por quem se desloca a uma área comercial existente no local. “Se nada for feito para corrigir esta situação é provável que qualquer dia aconteça um acidente grave, e não há necessidade de chegarmos a isso”.

A EN109 chegou a ter pensado um projeto de modernização que a Câmara de Aveiro pretendia enquadrar num plano global de Ílhavo a Cacia mas a falta de fundos comunitários deixou o projeto congelado. O avanço da rotunda do Botafogo, em curso, procura resolver os problemas de circulação naquela área de Verdemilho mas não garante melhoria de circulação até ao limite do concelho de Ílhavo.