Chegou ao fim a Feira da Vinha e do Vinho em Anadia.

2020-06-29 16:56

Categoria: 

Concelho: 

A 17ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia chegou ao fim. Foram nove dias de festa, num formato exclusivamente online, onde produtores/engarrafadores do concelho de Anadia tiveram um espaço privilegiado para promover e divulgar os seus produtos, e onde também não faltou animação e gastronomia bairradina em forma de showcooking.

O certame encerrou com uma mensagem da presidente da Câmara Municipal de Anadia. Maria Teresa Cardoso agradeceu a todos os que acompanharam este “singular evento”, desde aqueles que “marcaram presença entre o público até àqueles que idealizaram, produziram e levaram até vós o evento, passando pelos muitos que nele colaboraram de forma entusiástica e que se empenharam” em contribuir para esta edição "muito nossa" do certame. A autarca considerou que foi “uma semana intensa”, ao longo da qual se realizou “uma original Feira da Vinha e do Vinho”. “Em 2020, a feira foi diferente. Em 2021, será – assim o esperamos – fantástica, num esperado regresso aos extraordinários momentos de animação e de salutar confraternização a que a Feira da Vinha e do Vinho de Anadia nos habituou”, finalizou.

Durante esta semana de “festa”, a programação contemplou diferentes momentos dedicados aos “néctares” bairradinos e seus produtores, animação e gastronomia. No “Espaço Produtores” foram várias as empresas vinícolas do concelho que se associaram à iniciativa, nomeadamente Vinhos Ribeiro de Almeida, Total Wines – Vinhos de Portugal, Filipa Pato & William Wouters, Caves São João, Casa do Canto, Campolargo Vinhos, Caves Arcos do Rei, Aliança – Vinhos de Portugal, Quinta do Ortigão, Caves São Domingos, Ampulheta Mágica, Quinta dos Abibes, Cave Central da Bairrada, Adega Luís Pato, Quinta das Bágeiras, Destilaria Levira, Vinhos Sidónio de Sousa, PGA, Global Wines – Quinta do Encontro e Caves da Montanha. Para além da divulgação e promoção feita através de uma entrevista pré-gravada, os produtores/engarrafadores puderam ainda interagir, via Facebook, com os “amantes” dos vinhos Bairrada. O “feed-back” é bastante positivo, por parte dos participantes, que elogiaram a iniciativa promovida pelo Município de Anadia.

Pelo “Palco Sentir Anadia” passaram vários grupos anadienses, com diferentes estilos musicais, desde a Banda de Música de Anadia, passando por The Founders, Orquestra Desigual da Bairrada, Groovart – Academia de Artes, Sons de Avelãs, Rob’s Angels, Grupo Coral da Bairrada até ao InCantus. As noites terminavam sempre com a atuação de DJ’s, sendo de destacar a presença de G-rod, Pedro Moniz, The Boatman & The Disco Lizard, Tiede, Christian M, Nuno Piolho, Rafael Barandas e André Cardoso. O certame contou ainda com atuações do grupo de bombos Bate Forte, do Ballet Ginásio do Centro Social de Aguim, da Escola de Dança do Club de Ancas e dos gaiteiros Os Katembas.

As sessões de “Showcooking” estiveram a cargo dos alunos do Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional de Anadia, que confecionaram vários pratos e sobremesas típicos, inspirados nos temas "Arte xávega", "Conforto", "Convívio à mesa" e "A Baga". As iguarias apresentadas foram Escorrido, Arroz Doce, Morgado, Chanfana, Escabeche de Enguias, Flor de Vitis, Pão de Ló e Leitão à Bairrada. Um aluno do curso de Técnico de Multimédia, da Escola Básica e Secundária de Anadia, gravou e editou estes vídeos.

O CineClub Bairrada, que se empenhou na gravação e edição de vários vídeos de momentos culturais, teve também um importante papel nesta edição especial da Feira da Vinha e do Vinho.