CHBV apela aos enfermeiros para fazerem 'trabalho extraordinário'. Sindicato quer Regime de Horário Acrescido aplicado.

2021-01-21 15:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga está a apelar aos enfermeiros para efetuarem trabalho extraordinário mas deveria apostar na criação de vínculos estáveis e mais duradouros com reforço de meios humanos. A carência estrutural de enfermeiros, agravada com a atual pandemia, estará na origem desse apelo.

“(...) atendendo à situação de pandemia que vivemos, vimos fazer um apelo a todos no sentido de se disponibilizarem para a realização de turnos fora do horário fixo aprovado” revela nota do CA que fala de uma colaboração que “contribuirá grandemente para minorar o cansaço dos colegas, reforçar a segurança do doente e garantir que conseguimos assegurar os cuidados necessários”.

O SEP entende que face à carência estrutural, acrescida pela conjuntura pandémica, exige a continuação da contratação/admissão de enfermeiros com contrato por tempo indeterminado a todos os enfermeiros em vínculo precário (a termo certo e a termo incerto) no CHBV.

Defende, “prioritariamente, de forma excecional e temporariamente definida”, a atribuição do Regime de Horário Acrescido aos enfermeiros, regime de trabalho legalmente consagrado na Carreira de Enfermagem, em vigor e voluntário, “significativamente mais vantajoso e motivador para quem se disponibilizar a efetuá-lo”, disse na Terra Nova o enfermeiro Paulo Ancleto. (com áudio)