Centro Hospitalar quer alargar a área de resposta de oncologia .

2018-02-02 17:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) quer alargar a área de resposta de oncologia e acredita que dessa forma "vai ser possível ter um corpo próprio com resposta em diferentes especialidades". A mensagem fica no final da 'Semana do Doente Oncológico' marcada por visitas a Escolas e Unidades de Saúde Familiar da região.

A "epidemia mundial do cancro" tem tendência para aumentar.

Atualmente, 8,8 milhões de pessoas morrem de cancro em todo o mundo, a cada ano, mais do que devido a HIV/AIDS, malária e tuberculose juntas. Desses 8 milhões, 4 milhões de pessoas morrem prematuramente (entre os 30 e 69 anos).

Juan Carlos dirige o serviço que assinala 18 anos. Em declarações à Terra Nova salientou a importância de continuar a qualificar os serviços e informar os mais jovens sobre hábitos saudáveis. (com áudio)

A Enfermeira-Chefe Graciete Marques lembra que o cancro é, cada vez mais, "uma doença crónica". "O cancro já não é aquela doença que mata a 100%. Devemos ajudar, tendo comportamentos saudáveis e ter a noção que o cancro não se trata só no IPO, podendo ser considerada uma doença de proximidade, podendo ser tratada nos centros de saúde", disse.

No programa destaque para a Tertúlia 'Prevenir e Sobreviver ao Cancro', na celebração dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga. Aveiro recebe o evento este sábado, às 16h00, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos da cidade.