Centro Hospitalar do Baixo Vouga garante reforço de meios.

2020-04-07 18:19

Categoria: 

Concelho: 

Falado nos últimos dias pela falta de camas e de zaragatoas para testes à Covid 19, o centro hospitalar fez hoje um ponto de situação sobre a afetação de meios no combate à pandemia.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga vai aumentar a sua capacidade de ventilação com mais meios.

Aos ventiladores existentes na unidade, vão juntar-se mais 3 equipamentos, enviados pelo Ministério da Saúde, que reforçou, também, a assistência do CHBV com mais 4 monitores multifunções.

Dispõe ainda de mais 2 ventiladores numa sala de emergência dedicada aos doentes com a COVID-19.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga confirma a recuperação de um total de 20 utentes infetados pelo novo coronavírus.

Desde que internou o primeiro doente diagnosticado com COVID-19, no dia 14 de março, já passaram pelo Internamento do Centro Hospital do Baixo Vouga, 68 pessoas, sendo que, destas, 20 já tiveram alta para o domicílio.

No Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, de 14 de março a 6 de abril foram feitos 1407 atendimentos por suspeição de infeção pelo Coronavírus.

Ainda assim, este número é inferior aos 1759 testes realizados pela instituição, distribuídos pelos doentes que procuraram o Serviço de Urgência, mas também pelo apoio que o CHBV tem dado aos Lares da Região que têm solicitado ajuda, nomeadamente ao nível do rastreio (foram feitos 280 testes no conjunto dos lares da Misericórdia de Aveiro, Lar de São José de Ílhavo, Lar de Santa Joana), ao Agrupamento de Centros de saúde do Baixo Vouga e à Saúde Pública de Aveiro.

Da totalidade das pessoas testadas, 15% acusaram infeção.

Para responder à pandemia, o CHBV tinha começado a preparar-se ainda durante o mês de fevereiro. Assim, quando os primeiros suspeitos começaram a aparecer, em meados de março, foi, de imediato, instalada a tenda de campanha da Cruz Vermelha, para efeitos de triagem COVID-19, que, semana e meia mais tarde foi complementada com uma tenda do exército.

A área afeta ao Serviço de Urgência está praticamente ocupada por áreas assistenciais COVID19, tendo-se criado, inclusive, uma Medicina Intensiva COVID-19.

Os demais serviços habitualmente residentes no Serviço de Urgência (Medicina, Cirurgia, Ortopedia e Psiquiatria) continuam a receber e a tratar doentes NÃO COVID, sendo que foram deslocados para outras áreas, de forma a manter circuitos distintos e seguros.

Os primeiros doentes a quem foi diagnosticada a infeção e que necessitaram de internamento ocuparam, inicialmente, as enfermarias de Infeciologia e Pneumologia, num total de 17 camas.

Com o aumento da necessidade, tal como estava previsto no Plano de Contingência COVID-19 previamente elaborado pelo CHBV, o internamento de doentes COVID estendeu-se para a enfermaria de Cirurgia Mulheres (que conta com 20 camas) e já está disponível, a partir de hoje, dia 7 de abril, a enfermaria de Cirurgia Homens, que juntará assim mais 20 camas à capacidade de internamento COVID do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga criou, logo no dia 14 de março, um Centro de Abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual. Esta espécie de armazém, instalada no Salão Nobre do Hospital de Aveiro, é visitada, diariamente, pelos responsáveis pelos diversos serviços clínicos e não clínicos, encarregados de levantar os equipamentos de proteção para os seus colaboradores. Desde o dia em que as entregas diárias se iniciaram (14 de março), já foram distribuídas por profissionais de saúde do CHBV, entre outros: 51 000 unidades de diferentes máscaras; 2 800 unidades de fatos impermeáveis e 14 100 unidades de proteção de membros inferiores.

Estes materiais são repostos, em armazém diariamente e, para além das aquisições do Centro Hospitalar, tem sido importantíssima a ajuda do tecido empresarial, das instituições e da população da Região de Aveiro