Centro de Vacinação muda para o centro coordenador de transportes junto à estação da CP.

2022-01-19 09:49

Categoria: 

Concelho: 

Câmara de Aveiro e Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga anunciam a entrada em funcionamento de um novo centro de vacinação em Aveiro.

A nova estrutura vai funcionar na ala nascente do Terminal Rodoviário de Aveiro (nas antigas instalações do Banco Alimentar contra a Fome, do lado nascente da Estação de Comboios) e tem abertura marcada para dia 25 de Janeiro.

A partir de terça-feira aquele espaço entra em funções com capacidade para vacinar 600 a 800 pessoas por dia.

As duas entidades explicam que este espaço fica para “utilização exclusiva e sem limitação de tempo”.

Depois das queixas que vieram a público pelas dificuldades sentidas nas instalações do Centro de Saúde de Aveiro, pela falta de condições para responder a centenas de presenças e com os utentes em espera, ao relento, esta é uma resposta que qualifica as instalações e que procura estabilizar procedimentos.

Todo o processo será monitorizado desde o seu início, com estacionamento automóvel próximo e preparado para o efeito, um corredor especial para Cidadãos com mobilidade reduzida, bem como para Cidadãos em condição de acamado para que possam ser vacinados sem que tenham de sair da viatura em que se desloquem ao Terminal Rodoviário de Aveiro.

O edifício, local onde decorrerá todo o processo de vacinação, está preparado com uma sala de preparação, sala de observação, sete postos de vacinação e zonas de recobro para que os vacinados sejam monitorizados nos 15/30 minutos seguintes à toma da vacina, consoante o esquema vacinal.

O novo Centro de Vacinação de Aveiro funcionará em regime de agendamento e em regime de casa aberta, com o horário das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 17 horas ao fim de semana, o que pode variar consoante necessidades específicas.

Sob a coordenação do Diretor do ACeS-BV, Pedro Almeida, em estreita ligação com a Delegada de Saúde de Aveiro, a equipa técnica do ACeS-BV conta com um médico, uma escala de enfermeiros de até doze profissionais, mas variável consoante a procura diária, três assistentes técnicos e três assistentes operacionais em regime de exclusividade.

Trata-se de uma cedência facilitada pelo concessionário Aveirobus / ETAC / Transdev (gestor do edifício em causa) a quem as entidades já agradeceram as facilidades concedidas. A CMA assume os custos diretos de adaptação do espaço, instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, com um investimento direto a este nível de cerca de 20.000€.

A autarquia explica que é o resultado do trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras e que se mantém no dia a ainda.