Centro Cívico de Cortegaça recebe 'Dia do Cuidador'.

2019-04-26 16:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A terceira edição do 'Dia do Cuidador', dinamizada pela Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA), decorre dia 18 de Maio, no auditório do Centro Cívico de Cortegaça.

Para os promotores, “pretende-se que seja um dia dedicado à partilha de experiências dos profissionais do concelho de Ovar que desenvolvem a sua actividade em torno da segurança e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais frágeis e das suas famílias”.

O evento – com início marcado para as 09h30, com uma mostra e oferta de produtos aos participantes – inclui o seminário “Segurança dos cuidadores informais”, que conta com intervenções da enfermeira Ângela Fardilha (que abordará o tema “Higiene das mãos do cuidador informal”); a fisioterapeuta especialista Maria da Conceição Graça (“O manuseio seguro e reabilitador de pessoas dependentes”); e o médico Alexandre Rola (“Consulta de Geriatria – Uma estratégia para a segurança”).

Maria João Quintela (vogal da direcção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) irá moderar os trabalhos.

Após o seminário, serão entregues a todos os parceiros do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da AFPA os protocolos assinados e autocolantes indicativos de parceria, seguindo-se um momento musical, com a estreia do Grupo Coral “Nós p’ra Voz”, sob a direcção artística de Ivo Pinho.

Esta iniciativa - dirigida a cuidadores informais do concelho e ao público em geral – resulta do protocolo de cooperação celebrado em 2018 entre a AFPA, Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, Câmara Municipal de Ovar, Liga dos Amigos do Hospital de Ovar e a Junta de Freguesia de Esmoriz.

A quarta edição do “Dia do Cuidador” está marcada para 05 de Novembro, precisamente no Dia Mundial do Cuidador.