CCDRC avisa para níveis de poluição atmosférica.

2020-09-10 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Tempo quente, incêndios e condições à ocorrência de excedentes do limiar de aviso nas concentrações de ozono.

Ontem, entre as 19h e as 20h, os níveis de poluição atmosférica pelo ozono obrigaram a mais um aviso a partir dos dados da estação medidora de ílhavo.

Foi ultrapassado o valor de concentração de ozono de 240µg/m³ / 180µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), valor referido como Valor Limiar de Informação da População.

Na estação de Ílhavo, na EB 2.3, foi registada uma concentração média horária de 191 µg/m³.

Aviso que é válido para Aradas, Esgueira, Glória, Santa Joana, São Bernardo, Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e São Salvador.

Assim, na medida em que os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas) recomenda-se que os residentes nos locais afectados reduzam ao mínimo a actividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre), evitem outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas e vernizes), respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso e recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.

A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.