CCDRC alerta para valores de concentração do ozono em concelhos do Interior.

2016-08-09 17:50

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro dá conta de situações que exigem informação sobre os valores Limiar de Ozono em áreas do Interior da Região Centro.

Esta tarde, entre as 13h e as 15h, os níveis de poluição atmosférica pelo ozono registaram valores que obrigam ao alerta da População. A ocorrência de incêndios poderá estar relacionada com este facto.

Na estação de Fornelo do Monte (Concelho de Vouzela) foram registadas concentrações médias horárias de 202μg/m³, entre as 13 e 14 horas e 192μg/m³, entre as 14 e 15 horas.

A Zona Centro Interior abrange os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Alvaiázere, Arganil, Belmonte, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Castro Daire, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Fundão, Góis, Gouveia, Guarda, Idanha-a-Nova, Mação, Mangualde, Manteigas, Meda, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penalva do Castelo, Penamacor, Pinhel, Proença-a-Nova, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Trancoso, Vila de Rei, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Viseu, Vouzela.

A redução ao mínimo da atividade física intensa no exterior, sobretudo ao ar livre, é uma das recomendações.

No caso do aglomerado Aveiro/Ílhavo dados provisórios apontam para uma qualidade do ar a um nível "médio" com as partículas PM10 a surgirem como principal foco poluidor. Os incêndios de Águeda e Estarreja surgem como elementos a levar em atenção atendendo às poeiras movimentadas nas últimas 48 horas.