CASCI: 'Novos Olhares, Velhos Desafios na Ação Social' em debate todo o dia.

2019-12-06 15:46

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O seminário 'Novos Olhares, Velhos Desafios na Ação Social', do CASCI, acentua a importância de criar respostas ágeis e motivar as organizações para soluções mais rápidas.

O debate sobre Ação Social conclui que os problemas mantêm um traço comum mas com exigências diferentes face às transformações socioeconómicas e políticas.

Felisbela Bernardo, Presidente do CASCI, destaca as organizações como guardas avançadas num contexto em que os poderes políticos funcionam de forma mais lenta. (com áudio)

Madalena Alarcão, Psicologia (área de Psicologia Clínica) e Terapeuta familiar, Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, foi uma das oradoras convidadas.

Entrevistada na Terra Nova, falou sobre a importância de perceber os contextos em que vivem os mais jovens num campo em que a psicologia pode desempenhar papel de relevo. (com áudio)

Vânia Weissberg, psicóloga e especialista na temática das dependências, autora do livro '100 perguntas e resposta sobre alcool, tabaco e drogas', admite que este é um problema cada vez mais presente na vida dos jovens e a exigir atenção. (com áudio)

Durante a tarde haverá painéis sobre 'O Burnout nos técnicos de Ação Social' com Sónia Ribeiro, docente na Universidade Lusófona do Porto e Coordenadora Geral na Santa Casa da Misericórdia de Vagos; 'Os Limites da Comunicação Politicamente Correta' com Rui Estrada, Professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa, Investigador integrado do CITCEM (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e 'Os Desafios e Mudanças na Intervenção Social' com Hélder Santos, Diretor do Núcleo de Intervenção Social ISS de Aveiro.