Casa da Cultura de Ílhavo acolhe estreia nacional de espetáculo de novo flamenco.

2022-06-23 07:42

Categoria: 

Concelho: 

A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a estreia nacional e única exibição em Portugal de “Antípodas”, espetáculo de novo flamenco das gémeas chilenas Florencia Oz e Isidora O’Ryan.

Partindo da premissa de Julio Ramón Ribeyro, de que “todos nós temos um duplo que vive nos antípodas”, o espetáculo começa por se focar nesse espelho embrionário, na união física e afetiva destas irmãs, através de música tocada, no violoncelo, por Isadora O’Ryan, e da dança, através do corpo de um dos nomes mais importantes do flamenco contemporâneo na Europa: Florencia Oz.

Entre cordas, vozes, gestos e movimentos, este diálogo poético evoca memórias e sonhos futuros e questiona o amor e os seus limites. Onde termina uma e começa a outra?

Florencia Oz foi a primeira vencedora não espanhola a vencer o Prémio Nacional de Arte Flamenco de Córdoba.

A chilena vive em Sevilha desde 2007 e faz parte da Companhia de Bailado de Andaluzia.

“Antípodas” tem apresentação, esta sexta, às 21h30, com bilhetes a 6,00€.

O fim de semana fica, ainda, marcado pela atividade para famílias no jardim do espaço Planteia, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

Este domingo, há uma oficina de construção de um Relvinhas, a que se dá vida através de terra, sementes, uma meia e a imaginação dos participantes, tudo para perceber as necessidades das sementes para germinar.

Além disso, os Jogos Ganhar Futuro, dos Jogos do Helder, regressam para desafiar os mais novos e os seus familiares a brincar e a aprender, sem deixar de lado questões de sustentabilidade, ambiente, biodiversidade ou poluição.