Carla Madureira reclama a reabertura da urgência no hospital de Estarreja.

2022-05-12 07:47

Categoria: 

Concelho: 

Carla Madureira reclama a reabertura da urgência no hospital de Estarreja.

A deputada do PSD eleita por Aveiro defende a continuidade das obras de reabilitação do Hospital Visconde de Salreu, de Estarreja, dotando-o de meios complementares de diagnóstico.

Intervindo na discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2022 (OE), a parlamentar social democrata alertou para a existência de outros problemas na área da saúde naquele concelho.

“Não podemos negar o que está à vista de todos: um hospital que possui uma unidade de cuidados paliativos, mas com poucas consultas programadas, uma medicina velha, num hospital a ‘definhar’ e a necessitar de obras profundas”.

A deputada do PSD defendeu a inscrição de verbas para a continuidade das obras de reabilitação da ala nascente da unidade hospitalar e do polo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

E defendeu a reabertura do serviço de urgência no Hospital Visconde de Salreu à semelhança do que aconteceu em São João da Madeira.

De Águeda há também apelos ao reforço de meios.

Paula Cardoso confrontou a Marta Temido com o estado da Saúde no concelho de Águeda.

Quatro dias depois da vinda da Ministra da Saúde a Águeda, para uma iniciativa promovida pelo Partido Socialista, a deputada Paula Cardoso questionou Marta Temido, na Assembleia da República, sobre como será operacionalizada a anunciada melhoria e reforço de meios para os cuidados de saúde primários.

A vice-presidente do grupo parlamentar do PSD confrontou a Ministra da Saúde com a realidade local “neste momento o concelho de Águeda tem cerca de 8 mil utentes sem médicos de família, o ACES do Baixo Vouga tem para além de uma brutal falta de médicos de família, uma ainda mais preocupante falta de enfermeiros, esta última porque pura e simplesmente não abrem concursos para o efeito.”

Paula Cardoso qualificou a urgência do Hospital de Águeda de “mais do que básica”, explicando que “está transformada num centro de aluguer de ambulâncias, para transportar os doentes a outros hospitais”.A deputada do PSD lembrou Marta Temido que “o município de Águeda, a suas expensas, construiu e requalificou centros de saúde e, agora, está a capacitar com obras de avultado montante, a urgência do Hospital de Águeda”, para questionar se os aguedenses poderão “no final destas obras, esperar a recuperação de serviços e valências da sua urgência, que em muito aliviariam a caótica urgência do Hospital de Aveiro”.