Cáritas Diocesana de Aveiro e Misericórdia de Espinho em projeto de integração laboral de pessoas em situação de exclusão.

2021-01-05 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cáritas Diocesana de Aveiro e Misericórdia de Espinho são as entidades, no distrito de Aveiro, selecionadas para formar parte da Rede Incorpora.

O Programa Incorpora, da Fundação “la Caixa”, tem como objetivo contribuir para promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão.

Segundo dados avançados esta semana, aumentou de 44 para 58 o número de entidades em Portugal, para que sua rede de apoio tenha cobertura em todo o país de maneira igual.

Aveiro é um dos distritos que passa a contar com duas entidades que receberão o apoio de 30.000€, além do acesso e formação da Metodologia Incorpora.

Até ao momento, o Programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas.

O programa, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estende a sua presença a todo o território português aumentando em cerca de 35% a Rede de entidades apoiadas no país .

Até ao momento, o Programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas.

Os beneficiários apoiados pela Rede Incorpora são nomeadamente jovens NEET (não estudam nem trabalham), desempregados de longa duração, com mais de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica, imigrantes, pessoas com deficiência ou incapacidade e, agora, aqueles que tiveram as suas vidas laborais afetadas pela pandemia.

As entidades sociais selecionadas comprometem-se a dispor de um técnico de acompanhamento, responsável por dar apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, bem como de um técnico de prospeção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.