Candidaturas ao Prémio Literário Aldónio Gomes terminam a 3 de março

2023-02-25 15:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As candidaturas ao Prémio Literário Aldónio Gomes, criado pelo Departamento de Línguas e Culturas e pela Universidade de Aveiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro, terminam a 3 de março. Esta edição é dedicada à poesia.

Este Prémio foi criado com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, estimular a criação literária e a revelação de novos autores.

O nome honra a memória de Aldónio Gomes, pedagogo e estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado ao Departamento de Línguas e Culturas, DLC.

Aldónio Gomes foi ainda secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário nos II e V governos constitucionais, diretor da Telescola, autor e apresentador de programas televisivos, como “A Falar É Que a Gente Se Entende” (RTP1, 1979), e participante regular noutros, como foi o caso do programa “Acontece”.

São admitidas exclusivamente obras inéditas escritas em português e a obra premiada será editada.

Rui Grácio, professor do DLC e presidente do Júri, desafia todos os que gostam de literatura, da escrita e do processo de produção literária a concorrerem e recorda as palavras inspiradoras de Sophia de Mello Breyner Andresen.

“A poesia não explica, implica. O poema não explica o rio ou a praia: diz-me que a minha vida está implicada no rio ou na praia. (…) É a poesia que me implica, que me faz ser no estar e estar no ser. É a poesia que torna inteiro o meu estar na Terra.”