Caminhada “Coastwatch” juntou a população em defesa da costa de Ovar.

2023-05-26 17:08

Categoria: 

Concelho: 

Anualmente milhares de voluntários em países costeiros da Europa realizam caminhadas à beira-mar, fora da época balnear, para observar e registar informações ambientais sobre o litoral.

Atentos aos sinais de poluição, à biodiversidade, e à evolução da morfologia da zona costeira, os participantes deste projecto europeu aliam o são convívio com o meio natural à observação e registo de indicadores que permitem ter o conhecimento dos riscos e ameaças ao ecossistema marinho.

Em Ovar, os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis monitorizam, todos os anos, sob a coordenação de Sisandra Sousa, o troço de 5 km entre a Praia do Furadouro e a Praia do Torrão do Lameiro, em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar.

No passado dia 21 de Maio, cerca de 30 pessoas associaram-se a esta campanha de monitorização, registando a quantidade e a qualidade de resíduos presentes no areal, sendo os associados à pesca e as embalagens de plástico os tipos de lixo mais abundantes. Simultaneamente, "pudemos verificar o recuo da linha de costa, monitorizando a erosão destas praias, e, ainda, identificar diferentes espécies de seres vivos (ou seus vestígios) que constituem o rico ecossistema costeiro".

Ao mesmo tempo, esta iniciativa contribuiu para sensibilização ambiental da população de Ovar, incentivando à sua participação em acções de voluntariado para a preservação do ambiente.

O “Coastwatch” é promovido a nível nacional pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA), desde 1989, tendo a edição deste ano o tema “Oceanos, que futuro?”.