Câmara de Aveiro apresenta a Aveiro Tech Week - Semana dedicada à tecnologia e cultura com três eventos: Criatech, Techdays Aveiro e Prisma.

2020-09-23 17:23

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro promove a 'AVEIRO TECH WEEK', "uma aposta numa semana com várias ações e eventos dedicados à cultura, tecnologia e arte". A decorrer entre os dias 12 e 18 de Outubro, Aveiro recebe três eventos em simultâneo: o CRIATECH, o TECHDAYS Aveiro e o PRISMA / Art Light Tech, cultura, tecnologia e arte, através de festivais, exposições, conferências, laboratórios e outras experiências.

Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City e no âmbito do Plano Estratégico Para a Cultura 2019-2030 e no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultua 2027 e do projeto Aveiro STEAM City.

Esta é uma edição especial, que cumpre todas as normas de sanitárias exigidas pela Direção Geral da Saúde e pela Autoridade Local de Saúde.

Criatech: De 12 a 18 de outubro, Aveiro será palco da 4.ª edição do Criatech, festival organizado pelo Teatro Aveirense e que estabelece um diálogo entre a criatividade digital, a tecnologia e o património histórico da cidade. Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público geral e especializado, apresentando obras de autores de renome, entre figuras nacionais e internacionais. Os projetos apresentados pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade, desafiando os espetadores através de diversas instalações e performances. Ao mesmo tempo, o Criatech vai procurar questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.

Techdays Aveiro: A 6.ª Edição do Techdays estende-se até ao centro da Cidade de Aveiro com uma nova configuração resultante do crescimento e sucesso das edições anteriores. O evento assume um formato mais próximo da comunidade, para demonstrar a utilização da tecnologia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e de forma transversal em áreas como a mobilidade, energia, educação, cultura ou ambiente.

Esta edição do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É neste novo contexto de evolução, e com uma nova e inovadora configuração, que se torna fundamental aproximar pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica em contexto real, onde será possível assistir a demonstrações de como viver e trabalhar na cidade numa nova realidade digital e conectada.

Além de talks sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia, esperam-se muitas novidades, como os workshops, demonstrações e as atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming.

A Cidade abre-se aos visitantes da semana como palco para apresentação, exibição e exploração de novos conceitos e projetos trazidos pelos parceiros da iniciativa, aos quais se vão juntar as demonstrações desenvolvidas pelos projetos finalistas do concurso Aveiro 5G Challenges e dos projetos do concurso Aveiro Urban Challenges.

Prisma / Art Ligh Tech: Destaque ainda para a segunda edição do Prisma / Art Light Tech, nos dias 16 e 17 de outubro. O Prisma assume a luz como sua matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público. Também organizado pelo Teatro Aveirense, este festival combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, apresentadas em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de referência internacional. O Prisma trará à cidade um ambiente estimulante e animado, convidando à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O festival volta a dar um contributo importante para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com ações que promovem a cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas. O Prisma quer dar ainda um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Informação com detalhe no site da autarquia.