Câmara de Albergaria-a-Velha dinamiza sessões sobre alimentação saudável nos jardins de infância.

2016-01-26 18:21

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Albergaria-a-Velha está a implementar, pelo segundo ano consecutivo, o projeto de combate à obesidade infantil '+ Exercício e - Obesidade', que conta com a parceria do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha.

Para além da monitorização do peso das crianças do pré-escolar, a autarquia está a promover também, e pela primeira vez, sessões de nutrição infantil nos jardins de infância da rede pública do Concelho. Com o objetivo de promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis na infância, está a organizar, no decorrer do ano letivo, três sessões temáticas sobre a importância do pequeno-almoço, da sopa e da fruta, em 18 salas do pré-escolar.

Uma iniciativa em que os mais novos "transformam-se em ajudantes de cozinha, auxiliando os monitores na confeção de pratos simples e saudáveis".

Durante esta fase, que vai até final de Fevereiro e abrange cerca de 600 crianças, será entregue aos encarregados de educação um questionário sobre os hábitos alimentares e a prática de atividade física.

As crianças com obesidade, nascidas em 2010, vão ser encaminhadas para consultas de nutrição.

O projeto está inserido no Programa Municipal de Educação e visa "identificar as situações de excesso de peso e obesidade, promovendo a prática de atividades físicas regulares e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, como formas de melhorar a qualidade de vida".

No ano letivo passado, "22 por cento das crianças avaliadas apresentavam excesso de peso, sendo nove por cento obesas". De acordo com a Vereadora da Ação Social,Catarina Mendes, “é importante continuar a intervir de forma ativa na alteração de atitudes e estilos de vida da população, dando continuidade a este projeto e à monitorização efetuada”.