BTT: Rota do Bacalhau regressa a 5 de Junho.

2022-05-06 11:15

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Ílhavo apresenta a XI edição da Rota do Bacalhau, uma prova de BTT que terá lugar no dia 5 de Junho de 2022 na cidade de Ílhavo.

Organizada há mais de uma década, a Rota do Bacalhau é uma iniciativa de BTT cuja receita gerada reverte integralmente para a Obra da Criança, uma instituição de solidariedade social que recebe, apoia e educa crianças e jovens há mais de 50 anos.

A prova inicia às 9 horas e 30 minutos, parte da lateral norte do Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, na Avenida 25 de Abril, e segue por um percurso regional de 55 km, terminando com uma degustação de iguarias à base daquele que em terra de pescadores é o ingrediente rei: o Bacalhau.

Constituindo a mais emblemática e mediática das iniciativas promovidas pelo Clube em prol da comunidade, é uma referência nacional no movimento rotário.

É um evento apoiado pelas Câmaras Municipais de Ílhavo e Vagos, as Juntas de Freguesia, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e diversas associações e entidades locais, contando com o patrocínio de dezenas de benfeitores, empresas da Região e centenas de voluntários.

A prova decorre num percurso de 55 km, com um grau de dificuldade física e técnico médio-baixo e atravessa caminhos rurais e trilhos dos concelhos de Ílhavo e Vagos, estando devidamente marcado com sinais informativos.

Ao longo do percurso estarão presentes elementos da organização devidamente identificados, 3 postos de abastecimento e garantimos todas as condições de segurança e a presença de uma unidade médica móvel para apoio aos participantes.

No final do evento e incluída na jóia de inscrição, cada participante terá direito a uma degustação de diferentes especialidades gastronómicas de Bacalhau.

Para este momento podem os competidores inscrever terceiros que não participem na prova pelo custo de 10 euros.

O evento que já chegou a ultrapassar os 1000 participantes, possibilitou ao longo destas 10 edições pagar o projeto para uma nova unidade, melhorar as condições e equipamentos das instalações existentes, doar material informático e propõe-se, este ano, a angariar fundos para o reforço térmico das unidades da Obra da Criança.

O regulamento encontra-se disponível no sítio do Rotary Club de Ílhavo em www.rotaryclubilhavo.com e a inscrição no valor de 25 euros deve ser feita a partir do e-mail inscricoes@rotaryclubilhavo.com até ao dia 02 de Junho ou até ao limite das 1000 inscrições.