Bombeiros Voluntários de Águeda e duas Unidades de Proteção Civil têm novos dispositivos de comunicação.

2019-05-22 09:53

Categoria: 

Concelho: 

Bombeiros Voluntários de Águeda e duas Unidades de Proteção Civil têm novos dispositivos de comunicação

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, no âmbito da rede municipal de comunicações, procedeu à entrega de rádios SIRESP aos Bombeiros Voluntários de Águeda, à Unidade Local de Proteção Civil de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão e ao Grupo de Voluntários da Freguesia de Valongo do Vouga, numa primeira fase.

Águeda tornou-se o primeiro município a adquirir e disponibilizar 16 rádios portáteis e 5 móveis para viatura, um tipo de sistema de comunicações devidamente validado pelo Ministério da Administração Interna e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Reconhecendo o papel “fundamental” das comunicações num dispositivo de combate a incêndios, socorro e proteção civil, a autarquia efetuou esforços significativos para colmatar uma lacuna existente no concelho.

Trata-se de um investimento superior a 20.000 euros que contempla, igualmente, uma rede municipal de comunicações, que visa a integração das diferentes equipas de intervenção.

Os Bombeiros Voluntários de Águeda, como parte integrante da rede, darão formação, quer no combate aos fogos, quer no âmbito da utilização dos equipamentos.

Sobre a entrega dos equipamentos, Jorge Almeida, salientou a “importância da entrega destes novos equipamentos, que vão contribuir para que as comunicações entre os vários intervenientes sejam mais eficazes, garantindo assim a sua segurança e uma melhor resposta às solicitações da população”.

Acrescentou ainda que “numa segunda fase, a autarquia entregará equipamentos idênticos a outras instituições ligadas à proteção civil do concelho”.