Biblioteca Municipal João Grave assinalou aniversário das Nações Unidas iluminando-se de azul.

2020-10-26 18:17

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal João Grave esteve iluminada de azul, no passado sábado, dia 24 de outubro, entre as 18h30 e as 22h30m, para assinalar, de forma simbólica, o 75.º Aniversário das Nações Unidas.

Esta é uma data que a ONU – Organização das Nações Unidas considera de grande importância para o sistema internacional, sobretudo no atual contexto da crise resultante da pandemia da Covid-19. Neste sentido, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental coordenou uma iniciativa, à escala europeia, pedindo a inúmeras entidades relevantes que se juntassem, simbolicamente, a esta ocasião, iluminando a azul, a cor da ONU, edifícios/monumentos icónicos.

Assim, o Município de Vagos decidiu marcar esta data iluminando de azul a Biblioteca Municipal João Grave, entre as 18h30 e as 22h30, no dia 24 de outubro.

Alguns dos principais objetivos das Nações Unidas são: manter a paz e a segurança internacionais; promover e estimular o respeito dos direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos; conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter económico, social, cultural ou humanitário.

A campanha europeia “Europe Turns UN Blue” é promovida com o apoio do subsecretário-geral da ONU Fabrizio Hochschild, conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos das Nações Unidas que explica o objetivo desta iniciativa de cariz europeu: “Esperamos que esta iniciativa ajude a lembrar-nos do valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos incertos”. O edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin, o Palácio de Cibelles, em Madrid, e o Palácio da Paz, em Haia, estão entre os muitos edifícios que se vestirão de azul no próximo dia 24 de outubro.