Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra 15 anos.

2020-09-08 17:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal assinala, no próximo dia 11 de setembro, o 15.º aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), "mantendo a convicção da importância que este espaço tem na promoção e valorização cultural dos cidadãos".

Ao longo destes 15 anos de vida, a BMI tem estruturado a sua ação com o firme propósito de promover o livro e a leitura, permitir o acesso gratuito à informação e ao conhecimento, abrindo portas à comunidade, num diálogo constante de aprendizagens e partilhas com autores, ilustradores e promotores da cultura.

"A utilização da Biblioteca está a mudar, tão rápido quanto a tecnologia está a mudar a sociedade. Ao longo do tempo tem vindo a adaptar-se, abandonando cada vez mais o conceito do espaço de silêncio quase absoluto, onde o estudo e a quietude reinavam, gerando um local aprazível, de convívio, de partilhas e de aprendizagens diversas. Seja na utilização de novas tecnologias disponíveis a todos, seja no acesso livre ao Livro, ou nas áreas da Cultura, do Lazer ou do Conhecimento, dentro ou fora de portas, a Biblioteca é um agente importante no seio da sua comunidade, transformando-se num elemento chave no desenvolvimento da cultura e da sociedade".

No âmbito dos principais serviços que a BMI oferece, nomeadamente no Apoio às Bibliotecas Escolares e na Coordenação da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, são dinamizadas várias ações através de um conjunto de atividades e projetos dirigidos a diferentes públicos-alvo, com especial destaque para a comunidade local e educativa. Muito mais do que um equipamento que empresta livros, a Biblioteca Municipal de Ílhavo é um sítio que oferece um leque diversificado de desafios, com uma intervenção ativa na comunidade, contribuindo para uma sociedade mais consciente, mais informada e mais criativa, alargando os seus recursos (colocando à disposição de todos um Makerspace, o primeiro nas Bibliotecas Publicas do País), e a sua dimensão geográfica, integrando a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), composta pelas bibliotecas dos 11 municípios da região. 

A Biblioteca Municipal dispõe de uma equipa constituída por especialistas da Informação, que, diariamente, selecionam recursos vários e leituras relevantes para a comunidade, preparando atividades e programas diversificados, numa ligação permanente e atenta entre utilizadores, informação e conhecimento.  

O 15.º aniversário da BMI, apesar do ano atípico que se vive, comemora-se com a oferta de um programa iniciado no dia 1 de setembro e que se prolongará até ao final do mês, com incidência particular no dia 11, data do aniversário.

Importa sublinhar a importância para o cumprimento das orientações da DGS na mitigação da COVID-19, nomeadamente na marcação prévia nas várias atividades, por imperativo do limite de participantes por ação, bem como ao uso obrigatório de máscara e ao distanciamento social.