Biblioteca de Ílhavo recebeu o 1.º Prémio de 'Boas Práticas em Bibliotecas', pelo projeto 'Ao Som das Histórias' na Rádio Terra Nova. Ministro da Cultura entrega prémio na sexta-feira.

2017-10-23 17:51

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca de Ílhavo recebeu o 1.º Prémio de 'Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais', pelo projeto 'Ao Som das Histórias'.

"Com o objetivo de cumprir uma das missões veiculadas no Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, 'Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças', em 2011, a Biblioteca Municipal Ílhavo desafiou a Rádio Terranova a criar um programa semanal, que dinamizasse a leitura de uma história destinada a crianças e não só", pode ler-se num comunicado de imprensa.

"A primeira história foi para o ar no dia 5 de Outubro de 2011 e, desde então, todas as semanas crianças e adultos, autores, ilustradores, músico, pessoas mais ou menos conhecidas do panorama literário, musical e cultural português deram a sua voz às histórias: Afonso Cruz, André Letria, António Mota, António Zambujo, David Machado, João Pedro Mésseder, João Vaz de Carvalho, Luísa Sobral, Madalena Matoso, Maria João Abreu, Miguel Ângelo, bem como numerosos membros da sociedade civil ilhavense, e alguns professores e pais das crianças envolvidas, que deram voz a este projeto, contribuindo para o seu sucesso e para o cumprimento do objetivo: levar mais longe a Biblioteca Municipal de Ílhavo, as Histórias, o Livro e a Leitura".

O programa 'Ao Som das Histórias' vai para o ar, em 105.0 FM, todas as quartas-feiras às 18h45, com repetição aos sábados pelas 09h45.

São lidas histórias destinadas a crianças e não só, que depois poderão ser requisitadas na Rede de Bibliotecas de Ílhavo: Biblioteca Municipal, Polos de Leitura e Bibliotecas Escolares.

"Para cada rubrica do programa existe um trabalho prévio que envolve diferentes elementos da equipa da BMI. Numa primeira fase são selecionadas as histórias a serem lidas na Rádio. De quinze em quinze dias essas histórias coincidem com as diferentes atividades desenvolvidas na BMI, seja na Hora do Conto, Clubes de Leitura ou visitas às Bibliotecas Escolares".

"A seleção, consideravelmente rica e diversificada, permite o contacto com distintas variantes da língua portuguesa, europeia, brasileira e africana, e cosmovisões igualmente variadas, permitindo a perceção de elementos identificadores de distintas culturas e momentos, para além de linguagens e estilos literários, consideravelmente múltiplos. E ainda que se privilegiem textos coesos, capazes de funcionar sem o apoio da ilustração. Este elemento acaba por estar também presente, dado que as obras são expostas na BMI, permitindo aos interessados o contacto com a materialidade do livro (que a rádio não integra). Ainda nesta fase as histórias são selecionadas tendo em atenção, dias comemorativos, adequando-se, por exemplo, ao aniversário da BMI, Natal, Carnaval, Dia do Pai, às visitas dos autores, entre outros. Essa seleção tem em atenção os leitores que, convidados pela BMI, se associam semanalmente ao projeto para lhes dar voz: pequenos (alunos das escolas do Município de Ílhavo) e grandes leitores (autores e artistas que visitam o Município de Ílhavo e membros da comunidade ilhavense)".

A segunda fase do projeto é o convite e a gravação das histórias. São parceiros deste projeto, todos os anos letivos, as crianças alunas do 4.º ano dos três Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo, que em grupo são convidadas a ler uma história em representação da sua escola.

Depois de emitida a história à quarta-feira é disponibilizado o podcast no site e no Facebook da Biblioteca Municipal de Ílhavo e no site da Rádio Terranova. O link para o podcast é também disponibilizado no Catálogo da BMI, no respetivo Registo Bibliográfico da história que foi lida. O livro fica em destaque durante a semana no balcão da receção da BMI, disponível para ser requisitado por todos.

O projeto 'Ao Som das Histórias' assinalou, no passado dia 5 de Outubro, seis anos de 'história', tendo ao longo deste tempo sido lidas 317 histórias, tendo participado até ao momento um total de 623 alunos.

O prémio será entregue pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro de manhã, no Auditório Municipal de Esposende, no âmbito do 14.º Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas (27 e 28 de outubro).