BE questiona Governo sobre descargas ilegais em Oliveira do Bairro e depósitos de lixo em Águeda.

2020-07-06 14:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda, através dos deputados aveirenses Moisés Ferreira e Nelson Peralta, questionou o Ministério do Ambiente sobre dois depósitos ilegais de resíduos em Macinhata do Vouga e, ainda, sobre as recentes descargas poluentes em Murta, concelho de Oliveira do Bairro.

As descargas foram feitas para uma vala que tem ligação ao Rio Cértima, sendo este curso de água contaminado com a matéria poluente.

Os relatos em causa indicam que descargas poluentes semelhantes são recorrentes naquele local, mas que a situação se degrada consideravelmente nos meses de verão.

O BE quer saber se o Governo é conhecedor do problema, que medidas inspetivas foram desencadeadas pelas autoridades competentes e se há alguma relação com a atividade da empresa Águas da Região de Aveiro.

Questiona mesmo o Ministério para saber se em algum momento a empresa Águas da Região de Aveiro viu os seus procedimentos de tratamento de águas auditados ou inspecionados pelas entidades governamentais.

Quanto ao depósito ilegal de resíduos, junto à via pública e sobre uma linha de água, na Rua Santo António, freguesia de Macinhata do Vouga, concelho de Águeda, quer saber se o Governo tem conhecimento da situação uma vez que os resíduos de obras há muito estarão no local.

Segundo o Partido, o local tem sido alvo de “diversos depósitos de resíduos com diferentes proveniências, tais como de obras de construção civil, produtos sobrantes da limpeza de estradas e bermas e resíduos domésticos de pequenas e grandes dimensões”.

 

Foto: Regiao de Agueda