BE quer respostas do Governo para acabar com poluição no Cértima.

2020-09-11 17:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do BE eleitos por Aveiro pedem explicações ao Ministério do Ambiente e Transição Energética sobre as condições ambientais no rio Cértima.

Depois da visita dos dirigentes do Bloco de Esquerda ao concelho da Mealhada, na passagem pelo percurso do Rio Cértima, constataram que a montante da ETAR da Mealhada o rio está “completamente seco” mas a jusante ganha caudal poluído com “odor extremamente pestilento” e “coloração típica de esgoto”.

“Na prática, o rio, a jusante da ETAR, é um autêntico esgoto a céu aberto. A poluição do Rio Cértima contribui assim de forma irreversível para a poluição da Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal. Esta situação é inaceitável em pleno século XXI e reveladora de uma incúria intolerável por parte dos organismos públicos, que são responsáveis pela fiscalização e acompanhamento dos cursos de água”.

O BE pede cuidados com a pateira enquanto “Zona Húmida de Importância Internacional” e considera que a poluição de que é alvo o Rio Cértima “coloca em causa todo este ecossistema”.

Moisés Ferreira e Nelson Peralta querem saber se o Ministro Matos Fernandes vai instruir a Agência Portuguesa do ambiente para agir de forma exemplar com os responsáveis pela constante poluição do Rio Cértima e que medidas pretende o governo adoptar, para colocar um fim a estes crimes ambientais.