Bairrada tem o "espumante do ano".

2017-05-23 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Pelo segundo ano consecutivo, a Bairrada volta a ver um dos seus como o ‘Melhor Espumante do Ano’, tendo sido o ‘Quinta do Ortigão Cuvée 2012’ a arrecadar o galardão atribuído pela ViniPortugal no âmbito do ‘Concurso Vinhos de Portugal 2017’.

Os vencedores foram anunciados na sexta-feira passada, em Arraiolos, e os prémios para a Bairrada alargam-se aos tintos ‘2221 Terroir Cantanhede 2011’ (Adega Cooperativa de Cantanhede e Caves São João) e ‘Ataíde Semedo Reserva 2015’ (do produtor com o mesmo nome, Ataíde Costa Martins Semedo) distinguidos com ‘Grande Medalha de Ouro’; e houve ainda uma ‘Medalha de Ouro’ e quinze ‘Medalha(s) de Prata’, todos eles com a certificação DO Bairrada.

Segundo Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, “a prestação da Bairrada tem vindo a afirmar-se nesta e em outras iniciativas que põe à prova (cega) os vinhos e espumantes da região, o que é de louvar e meritório para todos os que dia-a-dia trabalham para atingir resultados cada vez melhores, para os seus vinhos e para o bom nome desta que é uma região vitivinícola de excelência”.

Enquadrar que esta edição do ‘Concurso Vinhos de Portugal’ contou com um painel de 110 especialistas nacionais e internacionais, que avaliou os 1373 vinhos em prova. Foram atribuídas 341 medalhas, 30 das quais na categoria ‘Grande Ouro’, 121 de ‘Ouro’ e 190 de ‘Prata’.