Aviões anfíbios passam a estar estacionados em Maceda.

2020-05-15 08:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O dispositivo Especial de Combate a Incêndios para este verão mantém a estrutura do ano passado mas com uma novidade quanto aos meios estacionados na região uma vez que haverá aviões anfíbios estacionados na base de Maceda, Ovar.

Aumenta a capacidade de ataque inicial o que se traduz num conforto para os operacionais e para os municípios tradicionalmente mais afetados como Águeda, Albergaria ou Vale de Cambra.

Tradicionalmente, meios como os canadair abastecem nas águas da ria (na foto) e a proximidade de aviões anfíbios aos cenários de incêndio favorece o ataque.

António Ribeiro, comandante distrital, assume que sendo meios que não estão exclusivamente dedicados à região ficam mais próximos de potenciais focos.

“Embora sejam meios nacionais dá-nos outro conforto, havendo disponibilidade, pela rapidez de atuação e capacidade de extensão. É sempre bom tê-los por perto”.

O recurso a drones, os meios próprios das empresas The Navigator Company e ALTRI, os 14 postos de vigia e os meios da GNR fazem parte do conjunto de capacidades adicionadas.

No distrito há um total de 2 mil bombeiros e neste universo 380 ficam diariamente em disponibilidade na fase crítica entre Julho e Setembro.