Aveiro: Ubiwhere em projeto europeu de proteção de dados sensíveis nas telecomunicações do futuro.

2020-02-11 09:40

Categoria: 

Concelho: 

A Ubiwhere lidera o lançamento de projeto europeu rumo à proteção de dados sensíveis nas telecomunicações do futuro.

Iniciativa, em Aveiro, durante três dias (11, 12 e 13 de fevereiro) com esta PME portuguesa de desenvolvimento de software na apresentação do projeto FogProtect.

FogProtect é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia criado para assegurar a transferência de dados sensíveis de forma segura de ponta-a-ponta (por exemplo, desde sensores IoT, através do ponto de processamento, até dispositivos móveis).

O projeto será desenvolvido ao longo de 36 meses, liderado pela Ubiwhere com a colaboração de empresas e centros de investigação de destaque na indústria das TIC.

IBM Israel, Nokia, Thales France, Athens Technology Center, Universidade de Southampton, Universidade Técnica de Viena, Universidade de Duisburg-Essen e Vlaamse Radio são parceiros neste projeto.

Serão desenhadas, desenvolvidas e demonstradas, em cenários reais, avançadas tecnologias alinhadas com as principais inovações desta área para que possam endereçar os desafios da proteção de dados em indústrias, media e cidades inteligentes.

Estas soluções beneficiarão da tecnologia “fog computing”, capaz de associar uma determinada capacidade de memória, armazenamento e computação a um ponto central de processamento de dados, chamado de “fog node”.

Esta tecnologia permite que o processamento dos dados (recebidos através de um sensor por exemplo) ocorra de forma descentralizada e mais próximo da sua fonte, tornando não só o processo mais rápido, seguro e sustentável (poupança de energia), como abrindo portas a recursos de análise e decisões inteligentes com base na vulnerabilidade dos dados ou na capacidade da rede.

Mais do que facilitar a emergente necessidade de digitalização das indústrias e setores públicos, o FogProtect estabelece as bases necessárias para assegurar a proteção de dados num ecossistema de Telecomunicações do Futuro seguro, resiliente e alinhado com as necessidades dos cidadãos.

Fundada em 2007, a Ubiwhere é uma empresa de software focada na Investigação & Desenvolvimento nas áreas de Smart Cities, Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias.